Existem formas distintas de realizar e organizar uma operação de marketing. As mais conhecidas são o inbound e outbound marketing, e todas focam na promoção da comunicação e do bom relacionamento das marcas com as pessoas. Mas há uma linha de trabalho exclusiva para o reforço do marketing de defensores, ou, marketing de relacionamento e ela pode ser aplicada como forma de retenção e para criar os advogados de marca, que contribuirão de várias outras formas para a sua estratégia de comunicação. Ele ajuda você a cria autoridade da sua escola ou faculdade no mercado educacional, e pode contribuir na boa comunicação com o a comunidade acadêmica. Como consequência, ela exerce um papel muito importante na captação de alunos.
Vamos falar especificamente do meio educacional, e já começamos com uma dica:
é fundamental que o trabalho de marketing de relacionamento seja realizado ao longo de todo o ano letivo, não apenas nos meses de matrícula e rematrícula.
Como praticar o marketing de relacionamento na sua instituição de ensino.
Se você notar, vivemos no meio do marketing de relacionamento e nem nos damos conta. As empresas de um modo geral estão investindo na sua marca para fidelizar ainda mais seus clientes, e ao mesmo tempo, aumentar a força da marca e atrair mais pessoais interessadas. O mesmo deve acontecer no meio educacional. Nada impede que a sua escola ou faculdade se relacionem com seus alunos, reforçando os laços, e utilize dessa estratégia no seu dia a dia. Mas, isso deve ser parte de um plano de comunicação bem estruturado e organizado. Isso pode ser parte do foco da sua equipe interna de comunicação, ou, contando com o apoio de uma empresa especializada em marketing de relacionamento educacional, como a Peepi.
Como fazer um bom marketing educacional
Gerando proximidade dos seus alunos e familiares.
A instituição de ensino é uma extensão da casa dos alunos, é importante que a família também seja lembrada nesse contexto. Por exemplo: se um familiar faz algum questionamento em sua rede social, como sua escola reagiria a este contato? O mesmo se aplica com uma ligação, ou uma visita na estrutura da instituição. Diferentes ações podem mudar a percepção dos responsáveis, influenciando em decisões futuras.
Promovendo eventos e fazendo parte da organização
O marketing de relacionamento não é voltado apenas para campanhas de matrículas. As instituições precisam buscar eventos que promovam a interação com os alunos, sejam elas em ambientes físicos ou digitais. Demonstre que a sua instituição se importa de forma integral com os alunos.
E ainda…
Utilize a tecnologia à favor do relacionamento escolar
Uma das estratégias é alinhar a tecnologia a favor da sua instituição. Dentre todas os meios de se comunicar destacamos: redes sociais, blog, aplicativo, e-mails. Enfim, todas essas ferramentas contam pontos na hora e utilizar o marketing educacional.
Redes sociais
É um ótimo meio de comunicação para as escolas, faculdades e os cursos livres. Atualmente, é muito difícil alguém que não tenha uma conta na rede social, as opções são várias: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn… Faça pesquisa e veja aonde seus alunos estão. Faça ações direcionadas para eles.
O conteúdo que você irá utilizar em cada publicação deve ser alinhado com seu público. É importante que você não foque muito na divulgação da sua instituição, mas engaje seus alunos com elas!
Aplicativo
Todos os aplicativos que estão disponíveis no mercado foram desenvolvidos para facilitar o dia a dia das pessoas que os utilizam. E um bom aplicativo para estudantes não seria diferente. Ele deve garantir o fácil acesso aos materiais de apoio postados pelos professores, dados do diário de classe, e informações sobre relacionamento, aproximando mais os estudantes da instituição.
Por fim, marketing de relacionamento, ou marketing de defensores, é o alinhamento de um plano de comunicação que foque no engajamento dos alunos. Ele leva o relacionamento a outro patamar e foca, não em vender, mas em encantar pessoas. O resultado disso é inevitável: pessoas falando bem da sua marca, e isso sim, gera mais conversão e pessoas interessadas em sua instituição.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?