Ter clientes em situação de inadimplência, não é legal para nenhum dos lados. Nem para a sua instituição de ensino, nem para o próprio estudante (ou seu responsável financeiro). Sempre que uma pessoa fica como devedora, há uma cobrança redobrada pelo pagamento: pela própria pessoa, e porque ela sabe que será contatada em algum momento. E fazer esse contato é algo fundamental, mantenha o relacionamento para cobrar a inadimplência escolar. Nós falaremos mais sobre os motivos para isso, a partir de agora.
Periodicidade dos contatos
Primeiramente, estabeleça um calendário interno de interações a serem realizadas. Quando uma parcela deixa de ser paga, seu primeiro contato será feito quantos dias depois?
O seu software de gestão escolar pode lhe auxiliar nisso, automatizando o primeiro contato e lembrando ao devedor que um título ficou em aberto. Se o problema do pagamento foi o esquecimento, essa mensagem já resolverá a situação.
Independente da automatização, é fundamental que sejam feitos contatos humanos também para os casos que não tem relação com o esquecimento. Defina quantos dias após o vencimento, o primeiro contato será feito. Mende uma mensagem por WhatsApp, faça uma ligação, crie a sua estratégia de relacionamento para cobrar a inadimplência escolar.
Calibre a sua comunicação
Ninguém gosta de ser cobrado, essa atividade não é prazerosa para nenhum dos envolvidos (nem a sua equipe, nem para o seu cliente). O tom da abordagem precisa ser suficientemente sério para garantir que a outra parte envolvida entenda sua responsabilidade com o pagamento. Ao mesmo tempo, essa comunicação deve garantir que o devedor queira pagar o seu débito.
Se a comunicação for em um tom que gere algum tipo de distanciamento, isso fará o devedor se afastar e a sua instituição irá para o fim da lista de pendências a serem regularizadas.
Seja prioridade
Demonstre empatia com a outra parte envolvida e ajuste seu calendário de contatos de acordo com o devedor. É ele quem deverá prover o recurso para lhe pagar, e a decisão de pagar ou não, também será dele.
Estabeleça uma forma de relacionamento que o seu cliente se sinta respeitado, e tenha você como prioridade na hora do pagamento das dívidas.
Mantenha contato, lembre da pendência
Um dos grandes problemas no relacionamento com inadimplentes, é quando ambos os lados se acostumam com a dívida.
As pessoas que estiverem com parcelas atrasadas, se forçarão a aceitar isso, pois se pudessem pagar elas o fariam. Elas acabam se acostumando com essa situação, até que tenham a oportunidade de resolver. Mas vale lembrar: o tamanho do esforço para resolver vai da prioridade que for dada. Por isso é fundamental que você mantenha o relacionamento para demonstrar que a sua instituição não se acostumou com a dívida.
Existem técnicas de cobrança, além de questões legais, que determinam o que pode ou não ser feito. Determinadas informações podem ser ditas, outras, podem prejudicar a sua instituição. Na dúvida, foque no que você tem certeza de que será bem recebido pelo outro lado. Monitore as reações das pessoas e os indicadores gerenciais da sua instituição e faça ajustes contínuos para criar um processo eficiente para a cobrança de inadimplência escolar.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?