Alerta de segurança de vírus que tem atingido diversas empresas por todo o mundo.
Nossa equipe de tecnologia está sempre de olho em eventuais ameaças que possam comprometer nossos clientes. Esta mensagem de alerta é muito importante para todos. Não deixe de compartilhar esta preocupação com os gestores de TI e com a direção da sua Instituição.
O que é ransomware?
O Ransomware é uma espécie de malware (software mal-intencionado) que os criminosos instalam em seu computador sem seu consentimento.
Além disso, o ransomware dá aos criminosos a possibilidade de bloquear seu computador de um local remoto. Depois, ele apresenta um aviso de que seu computador está bloqueado e você só poderá acessá-lo se pagar por isso.
Como os criminosos instalam o ransomware?
O ransomware geralmente é instalado quando você abre um anexo mal-intencionado em uma mensagem de e-mail ou quando clica em um link mal-intencionado em uma mensagem de e-mail, mensagem instantânea, site de rede social ou qualquer outro website. Porém, o ransomware pode ser instalado quando você visita um site malicioso.
Fonte: Microsoft
Algumas perguntas e respostas feitas recentemente ao Unimestre sobre a segurança dos dados:
Há alguma chance de um ransomware atingir a minha instituição?
Sim, já tivemos casos de clientes que o vírus atingiu o servidor onde estavam todas as informações da instituição. Desta forma, a instituição se torna ‘refém’ dos hackers.
E nesse caso, o que acontece?
Já tivemos clientes que decidiram pagar para retirar o bloqueio e liberar os dados. Por outro lado, alguns já se negaram apagar, e com auxílio da nossa equipe, formatou o servidor e reinstalou o sistema com um backup do dia anterior.
Isso acontece apenas em servidores com o Unimestre?
Não. Isso pode acontecer em qualquer computador, sendo ou não servidor. Até a máquina que você está usando para trabalhar neste momento pode correr risco. Entretanto, quando o vírus se instala em servidores em que estiverem sistemas (qualquer software) o problema acaba atingindo não apenas um usuário, mas a instituição toda.
Ter o sistema em um Data Center, ajuda a evitar isso?
Sim. Todos os clientes do Unimestre que estiverem em Data Center mantido pela nossa equipe, tem além da garantia dos backups realizados diariamente, a segurança do monitoramento contínuo pela nossa equipe para agir preventivamente sobre qualquer tipo de risco. Ou seja, isso assegura a proteção da base de dados e das informações da instituição, mas não protege o computador em que os usuários estiverem trabalhando. Por isso, o cuidado dos usuários é fundamental.
O que posso fazer para me proteger?
Alguns cuidados são importantes e podem ajudar a minimizar brechas de segurança. Por isso, confira estas dicas:
1- Mantenha o sistema operacional (do seu computador e dos servidores) atualizado na última versão
2- Mantenha as atualizações automáticas das aplicações ativadas
3- Mantenha seu firewall ativado. Em servidores Linux, mantenha o SE Linux enforced
4- Não abra mensagens de e-mail duvidosos, não abra spam, nem acesse ou clique em sites suspeitos, ainda que o link esteja em redes sociais ou aparentem ser confiaveis
5- Para o Windows, baixe o Microsoft Security Essentials, que é gratuito
6- Instale um programa de antivírus e anti-malware de boa procedência
7- Instale um antivírus de rede
8- Faça backups diário de seus sistemas e arquivos e hospede em um local fora de sua estrutura
9- Por fim, evite o uso de usuários com permissão de administrador, isso pode restringir a atuação de algum software mal-intencionado.
Nossa equipe de TI está à disposição pelo UniSAC.
Caso a sua instituição tenha interesse em compartilhar mais informações sobre o ransomware, nossa equipe de TI está à disposição para auxiliá-los através da Área de Clientes
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?