Entenda o processo de liberação de novas versões do Unimestre

Quando falamos de software, sem dúvida, os usuários já sabem que devem esperar por novas versões e atualizações. Elas são importantes pois permitem o acesso a novos recursos e funcionalidades, e fazem correções ou melhorias pontuais que aprimoram a experiência dos usuários.

Mas, você sabe como funciona esse processo no Unimestre? Siga lendo, nós vamos te contar tudo!

 

Definição das necessidades

Tudo começa pela definição das necessidades do que deve ser desenvolvido. Elas surgem de diferentes canais:

  • UniSAC, através dos chamados dos clientes que são enviados para a equipe de produto;
  • Novos projetos via cliente de customização ou melhoria;
  • Novos projetos internos com recursos novos que a empresa entenda como vitais para vários clientes (exemplos: gestão on-line, acervo acadêmico digital);
  • Necessidades legais por mudanças em legislações.

Cada item recebe um peso e prioridade, que conforme os dias vão passando, podem ser revistos ou alterados. Recentemente, por conta da pandemia do coronavírus, aumentou a prioridade de desenvolvimento de recursos relacionados à plataforma EAD, o que exigiu a redução da prioridade de outras demandas.

Esses itens vão sendo gerados e são incluídos em uma fila de itens para análise (sugestões a serem consideradas ou não), ou quando aprovados, para a fila de desenvolvimento.

 

Fluxos de liberações a cada 2 semanas

A equipe de produto do Unimestre utiliza uma metodologia de desenvolvimento ágil. Elas tem um calendário de liberações bem definido. Funciona assim:

 

 

Definição de itens da nova versão:

No mesmo dia em que uma versão está sendo finalizada pelos programadores e equipe de qualidade, os analistas e a direção estão definindo os itens que serão contemplados na próxima versão. A análise é feita conforme as definições de necessidades e projetos aprovados. Em cada versão, é definido um percentual de esforço maior ou menor para cada projeto. É considerada a força operacional disponível e a prioridade em cada demanda (exemplos: correções, módulo EAD, Gestão On-Line, recursos para atender a legislação, etc).

 

Início da sprint

No dia seguinte à liberação de uma versão, a nossa equipe inicia o desenvolvimento e os testes da próxima versão. Essa atividade é feita por vários dias, que incluem o desenvolvimento, os testes de qualidade, a criação dos tours guiados no Gestão On-Line e a atualização de documentações em nossa Base de Conhecimento.

 

Finalização de desenvolvimento

Um dia antes da versão ser liberada, é feita uma checagem de todos os itens incluídos na versão. Temos como meta concluir pelo menos 95% dos itens previstos para a versão. Situações que exigirem mais correções e melhorias, não são incluídas na versão e seguirão automaticamente para a próxima versão. Mas, aqueles que estiverem totalmente desenvolvidas e prontas, serão aprovadas para a nova versão.

 

DIA D: Liberação de versão

Neste dia, todos os itens aprovados para a versão, que tiveram o desenvolvimento feito e foram aprovados no processo de qualidade, são liberados aos clientes. Este dia conta com uma sequência de ações, são elas:

  • Base de Conhecimento: a equipe de qualidade atualiza as informações contempladas na nova versão e cria uma publicação aqui, na Base de Conhecimento, destacando os principais itens que foram liberados (muitas ações mais técnicas, que não interessam aos usuários, não são documentadas);
  • Gerar atualizadores: são gerados os arquivos de atualização, tanto dos módulos desktop quanto dos módulos web (todos precisam ser liberados e atualizados juntos);
  • Versão liberada: os arquivos de atualização são disponibilizados na Área de Clientes do site do Unimestre (versão desktop) e na área de atualização do portal on-line dos clientes;
  • Retorno nos chamados: A equipe de produto começa a responder os chamados envolvidos na versão, comunicando aos clientes que uma nova versão foi liberada e que contempla a solução do item tratado no chamado;
  • Envio de comunicados: Enviamos por e-mail um comunicado aos cliente informando sobre a liberação da nova versão. A mensagem é enviada para todas as pessoas cadastradas na Área de Clientes (verifique se o seu cadastro está correto e se o seu e-mail está atualizado).

Caso você não esteja recebendo as mensagens, nós temos algumas dicas pra você.

 

Vale lembrar, assim que uma versão é liberada, inicia-se a próxima quinzena de desenvolvimento.

 

Quando o cliente deve atualizar as versões?

A orientação do Unimestre é que as instituições mantenham sempre as versões mais recentes das versões oficiais do Unimestre, ou seja, as versões liberadas ao final de cada sprint de desenvolvimento e cujo comunicado por e-mail aos clientes.

A atualização é de responsabilidade de cada instituição e deve ser feita pelos usuários por ela designados. A atualização deve ser feita:

  • Do módulo desktop (atualiza a estrutura técnica do servidor e das estações de trabalho (saiba como atualizar);
  • Do módulo online (atualiza os recursos web do portal online, gestão online e similares (saiba como atualizar).

 

Versões intermediárias

Durante este calendário de desenvolvimento, eventualmente, novas versões são liberadas com ajustes e correções pontuais de demandas bem específicas. Nestes casos, nós não enviamos a newsletter aos clientes. Os clientes que precisam atualizar a versão são comunicados pelo próprio sistema de atendimento (recomendamos acompanhamento e atenção às informações geradas no UniSAC).

Mas, mesmo que a sua instituição não tenha sido notificada, você pode atualizar a versão sem problemas (lembrando sempre de manter ambas, desktop e online, na versão mais atual).

Clique nas estrelas e classifique

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Explore outros conteúdos