▶️ Orientações / Requisitos para Integração Moodle

O Moodle é uma plataforma open-source (software livre) de aprendizagem a distância. Esta plataforma é utilizada para disponibilizar materiais e aulas de forma EAD e o Unimestre possuí uma integração com este sistema.

Clientes que optarem em utilizar essa integração, precisam contratar o serviço junto a nossa equipe. Para que a integração possa ser feita, alguns itens precisam estar clarificados para evitar futuros transtornos. Dessa forma pedimos que leia com atenção todas as orientações abaixo:

  • A equipe do A+ UNIMESTRE não é responsável por nenhuma ação de instalação ou adequação de requisitos junto ao servidor do Moodle. Qualquer requisito necessário e não atendido é de responsabilidade do cliente.
  • Cabe ao cliente garantir que os requisitos abaixo estejam atendidos para que a configuração de integração possa ser iniciada:

Versão de PHP: 7 ou superior
Versão do banco de dados: MYSQL 5.7.28 ou maior

Versões compatíveis do Moodle:

  • 3.11
  • 4.3.2
  • No banco de dados do Moodle, o prefixo das tabelas precisa estar configurado como “mdl_”.
  • Caso o cliente já tenha uma estrutura de Moodle sendo utilizada, a integração não ocorrerá em cima dessa estrutura, ou seja, solicitamos que seja criado um novo ambiente (servidor e banco de dados) separadamente, afim de que a integração que será configurada seja feita num ambiente distinto do de produção. Esse novo ambiente será chamado de Moodle Novo.
  • O Unimestre configurará a integração num ambiente “zerado” do Moodle Novo, e após configurado e testado a integração, será liberado para uso.
  • O Unimestre não migrará estruturas de cursos, conteúdos, alunos, notas, etc… entre a estrutura do Moodle atual e já em utilização para o Moodle Novo em que foi configurado a nossa integração. Ou seja, à partir da integração feita nesse novo ambiente, caberá ao cliente migrar suas informações ou então criar novamente os cursos e conteúdos dentro do Moodle Novo.

Para configuração necessitamos de:

  • Dados de acesso com permissão de administrador ao portal do Moodle novo (login e senha) para que possamos proceder com as configurações.
  • Dados do servidor do Moodle novo (FTP ou SSH, IP, porta, usuário e senha) para transferência de arquivos.
  • Dados de acesso (IP, Porta, Usuário e senha) ao banco de dados MySQL do Moodle novo. Obs: Esse usuário precisa ter privilégios de criação e alteração de dados/tabelas.
  • Será configurada uma API que irá fornecer dados do MOODLE. Para a configuração desta API será necessário configurar o apache ou nginx para execução de URL amigável.

Por fim gostaríamos de alertar que algumas empresas de hospedagem de servidores limitam os privilégios dos usuários criados para o servidor contratado. Isso causa limitações técnicas para buscarmos configurar a integração. É de responsabilidade do cliente garantir que todas as credenciais de acesso que nos foram repassadas (servidor e banco), sejam de usuário “admin ou root”, sem restrições de acesso ou ações.

Sugerimos inclusive a contratação de servidores dedicados para evitar limitações. O não cumprimento dos requisitos acima poderá causar impedimentos e atrasos na configuração.

Para solicitar a integração, abra um chamado junto ao UniSAC e aguarde proposta comercial.

Clique nas estrelas e classifique

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Explore outros conteúdos

Biblioteca

Como usar os Filtros na Biblioteca

Nos relatórios presentes em nosso Modulo Biblioteca, você sempre terá duas opções ao menos: retirar o relatório, com todas as informações presentes no sistema (conforme

Gestão – cronogramas

Cronogramas Conceito Espaço dedicado à secretaria para o controle de cronogramas dos professores. Quando é criado um cronograma será vinculado a esse cronograma: Aulas Provas