O site da sua instituição é, provavelmente, o primeiro ponto de relacionamento com os seus potenciais alunos. Neste caso, a frase “a primeira impressão é a que fica” vale muito e determina o tamanho do seu sucesso! E isso se torna ainda mais relevante para as instituições que tem cursos 100% a distância. Siga lendo esta postagem que nós te daremos algumas dicas do que não pode faltar na criação de um site de venda de cursos e captação de alunos.
Dicas para criar o site ideal – comece pela Página Inicial
Primeiramente, vamos deixar algo claro: a sua página inicial é o seu cartão de visitas. A homepage determina o posicionamento da sua marca. É a melhor oportunidade para apresentar um resumo dos pontos mais relevantes. Indique os principais cursos ou áreas de atuação, cidades e polos em que você está, mostre a sua estrutura física, apresente números relevantes, notícias em destaque e os links das suas redes sociais. Simplifique o acesso aos dados de contato pois isso aumenta a confiança. Isso fará as pessoas entendem que a sua marca flexibiliza o relacionamento – e isso conta muitos pontos.
No menu superior, destaque a opção “cursos”. O visitante clicará nela apenas se essa primeira impressão for positiva. Certamente é uma decisão tomada em poucos segundos!
Navegação responsiva – coloque-se no lugar dos seus potenciais alunos
Se a sua instituição está verdadeiramente preocupada em ter um site de venda de cursos e captação de alunos, esse site PRECISA ser responsivo. Visto que, um em cada cinco domicílios brasileiros tem acesso à internet, sem ter um computador. Segundo pesquisa realizada em julho/2018, das 120,7 milhões de pessoas que acessaram a internet nos 3 meses anteriores à pesquisa, 49% fizeram usando somente o celular, 4% somente o computador e 47% usaram ambos os dispositivos.
Apresente seus cursos disponíveis para a matrícula on-line
Facilite o entendimento sobre as modalidades que a sua instituição trabalha (graduação, pós, extensão, cursos livres…). Se você tiver mais de um polo ou unidade, destaque também quais são as suas unidades. E claro, disponibilize uma caixa de busca, estilo Google.
A experiência de navegação dos usuários é um ponto muito importante. Por isso, capriche na escolha das imagens que ilustrarão o seu site de venda de cursos e captação de alunos. Gere uma experiência de navegação intuitiva e agradável. Algo que, se a pessoa sair e for para outro site, ela sinta saudades e retorne ao seu site para mais uma espiadinha. E isso pode ser a diferença entre ter uma matrícula a mais ou não.
O que não pode faltar no site de venda de cursos e captação de alunos
Quando falamos sobre a divulgação individualizada dos cursos, algumas informações não podem faltar:
Dados gerais do curso:
Logo no início, demonstre em poucas palavras o objetivo do curso. Sinalize a aplicação dentro do mercado de trabalho, e como o curso pode contribuir para o projeto de vida do estudante. Destaque o aluno aprenderá ao participar desse curso. Deixe claro o público alvo, deixe cada pessoa perceber se o curso é pra ela ou não, portanto capriche no copyright!
Reconhecimento pelo MEC:
Com a disseminação do modelo de ensino EAD, vem a dúvida: esse curso é reconhecido? Gere segurança ao seu aluno. Informe a portaria de reconhecimento e disponibilize o link de acesso ao e-MEC. Inegavelmente, se o aluno ficar em dúvida entre duas instituições, ele optará por aquela que ele se sentir mais seguro e bem amparado.
Grade de Disciplinas do curso:
Ninguém vai se matricular em um curso que não conhece as disciplinas. Mas aqui a sua instituição tem uma oportunidade interessante. Apresente a carga horária total do curso e a relação de apenas alguma das disciplinas. E as outras? Inclua o link de uma landing page para captar os dados da pessoa interessada. Envie para ela um PDF com a grade completa das disciplinas.
Essa conversão garantirá que o seu visitante ou lead, passe a ser um lead qualificado dentro do seu funil de venda para captação de alunos.
Esclareça outras dúvidas comuns dos alunos:
Gere segurança, antecipe-se a possíveis questionamentos. Alguns dos mais populares, são:
- Qual a instituição certificadora do curso?
- Qual a duração do curso?
- Tem monografia?
- As provas são presenciais ou on-line?
Reforce que a sua instituição quer se comunicar bem com o estudante. Inclua um vídeo do coordenador do curso apresentando as informações em linhas gerais e convidando o estudante à se inscrever para conhecer mais.
Investimento para inscrição:
Mas, quanto custa? Essa é uma das primeiras dúvidas das pessoas. Se ao acessar a tela, a informação já estiver disponível logo de cara, provavelmente será a primeira informação que será observada. E se o usuário achar caro, bom, lamento dizer mas ele vai embora. Deixe isso para o final.
Faça o usuário navegar pela página do curso, ver as informações, entender o real valor do curso e conhecer os benefícios e as vantagens. Somente então, mostre o preço. Neste ponto, talvez ela não goste do valor, mas seguramente ela respeitará mais o investimento.
Formulário de interesse ou matrícula – capte os dados dos interessados
Nós falamos sobre uma série de informações que podem aparecer no site do curso, pois cada pessoa tem um gatilho mental diferente para realizar a matrícula. Mas, quando isso acontecer, esteja pronto. Mantenha um formulário simples de inscrição com alguns dados simples. Se possível, garanta que ele esteja na tela o tempo todo durante a navegação.
Defina uma deadline de inscrição e aumente as vendas
Um gatilho que costuma funcionar também é indicar nos detalhes do curso que há um prazo de inscrição. Isso aumenta o senso de urgência e serve como incentivo para as pessoas mais indecisas. Se alguém ver e gostar do curso, mas ficar no “hummm, será”, informar um prazo limite de inscrição pode encorajar a matrícula.
Foque no relacionamento durante a captação do aluno
E se outras dúvidas surgirem, ou, o visitante precisar epenas de uma segurança a mais antes de se matricular? Bem, aí entra a sua equipe de relacionamento. Facilite o número do seu telefone ou meios de acesso para interagir com a sua equipe.
Todo o seu site precisa estar alinhado com a jornada de compra dos consumidores, e pensado para transformar visitantes em novas matrículas.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?