Cada vez mais as instituições de ensino vem sentido a necessidade de se especializar e oferecer opções de aulas a distância – EAD. A procura por essa forma de ensino tem crescido exponencialmente pelos alunos, isso se justifica pela comodidade que as aulas EAD podem proporcionar. Afinal de contas, nessa modalidade os alunos têm a liberdade de assistir as aulas de acordo com a sua disponibilidade e rotina.
Nas aulas EAD, caso o aluno precise de suporte para sanar as suas dúvidas, pode entrar em contato com um tutor/professor que poderá fazer o atendimento via e-mail ou vídeo chamada. Assim como a realização das avaliações, que possuem um prazo determinado e podem ser disponibilizadas para que o aluno possa realizar a atividade no momento que preferir.
Como podemos perceber, todas as demandas dessa forma de ensino estão condicionadas a uma excelente gestão por parte da instituição, que pode ser muito otimizada e facilitada através de um sistema de gestão educacional.
Afinal, como gerenciar as aulas EAD da melhor maneira?
Vamos conhecer algumas dicas essenciais que ajudarão a sua instituição a proporcionar uma excelente experiência digital para os seus alunos.
Organização dos conteúdos:
Um dos primeiros passos para o bom funcionamento das aulas EAD é a definição e a organização dos conteúdos que serão ministrados pelos professores. Nessa etapa a configuração para a criação de turmas e disciplinas é fácil e rápida. Após os cadastros realizados, os professores tem a liberdade para fazer o upload do materiais, e definir a sequência de vídeos e arquivos a serem visualizados pelos estudantes.
Todo planejamento prévio é feito através do desenvolvimento do plano de ensino, que será apresentado pelo professor e validado pela coordenação. O gerenciamento e a distribuição de conteúdos deve ser controlada pela plataforma EAD gerando assim um bom andamento das aulas.
Gerenciamento de permissões:
Na plataforma EAD é possível que a instituição faça as permissões de acesso para cada aluno ou professor de forma manual ou integrada, garantindo o bom funcionamento das aulas. Nesse recurso a escola ou faculdade pode controlar, por exemplo, o acesso de alunos com inadimplência, solicitando que o aluno faça contato com o financeiro para resolver a sua situação.
Definição do planejamento de datas:
Com a definição do calendário letivo da instituição, é necessário que os professores tenham em mãos os cronogramas das datas e das atividades. Dessa forma conseguirão se organizar para a criação dos conteúdos e gravações das aulas e sequência de atividades acadêmicas de acordo com o calendário. Isso pautará também a configuração no sistema dos prazos finais de cada atividade, facilitando e notificando a organização também dos alunos.
Comece agora mesmo!
Comece agora mesmo a proporcionar uma experiência digital para seus alunos através das aulas EAD, com o módulo EAD do Unimestre. Disponibilize cursos on-line em um ambiente totalmente integrado ao sistema de Gestão Educacional mais completo do Brasil. Modalidades 100% EAD ou cursos parcialmente online como complemento a atividades presenciais. Faça a gestão de graduação, pós-graduação, cursos livres, aula de reforço… o conteúdo que você desejar, do seu jeito. Solicite uma apresentação!