Como receber mensalidades escolares pelo Pix

O número de transações Pix cresce a cada dia no Brasil. O novo sistema criado pelo Banco Central do Brasil, integra todas as contas de todos os bancos e cria uma modalidade de transações de valores ágil e eficiente. Com a popularização da tecnologia para garantir que as instituições de ensino possam receber mensalidades escolares pelo Pix.

As diferenças entre o Pix e os Boletos bancários, não são apenas no tempo de compensação e de finalização das transações. Elas impactam o modelo de negócio e também toda a tecnologia envolvida. São processos totalmente distintos.

Basicamente, existem duas formas de receber mensalidades escolares pelo Pix:

 

Receba mensalidades pelo Pix sem integração com seu sistema de gestão

Qualquer conta bancária pode receber transferências via TED ou DOC. E com o Pix isso não é diferente. Basta que a conta tenha uma chave cadastrada e que essa chave seja divulgada entre os estudantes e a sua comunidade acadêmica.

Essa forma de recebimento de mensalidades escolares pelo Pix é pouco eficiente, já que exige a verificação, movimentação a movimentação, dos dados e valores da pessoa que fez o pagamento, e um controle paralelo (manual) em seu sistema interno ou nas planilhas de controle.

Uma dificuldade neste modelo está no caso de um pagamento não ser feito pelo aluno em si ou seu responsável direto. Por exemplo: uma aluna chamada Ana, filha de Bianca, teve a mensalidade paga pela sua avó, Cláudia – a transação aparecerá no extrato bancário como sendo feita por Cláudia. Neste caso, como vincular ela a aluna Ana? Se na descrição do Pix for descrito isso, é possível, do contrário, será necessário aguardar o comprovante de pagamento.

O Pix, sem dúvida, tem muita tecnologia envolvida. Mas usar o Pix sem integração não gera muita eficiência para a sua gestão, e pode gerar dificuldades para as Instituições de Ensino.

 

Receba mensalidades escolares pelo Pix de forma Integrada com seu Sistema Financeiro

Sem dúvida, o melhor cenário para qualquer instituição é permitir o uso de uma tecnologia de ponta para o recebimento de mensalidades, e que esteja totalmente integrada com o seu sistema de gestão educacional.

Neste caso, a tecnologia atuará em favor da sua instituição já desde a criação da chave de pagamento. Ao invés de uma chave geral para a instituição, será ativada um código único para o pagamento a ser feito. Através dessa chave única, o ponto importante é que ela seja paga, dispensando a necessidade de saber quem fez o pagamento de fato.

Ficou confuso? Vamos dar um passo atrás e pensar no boleto bancário: Se a aluna Ana recebe um boleto para pagamento, e ele é pago, não importa se quem pagou foi Ana, Bianca ou Cláudia. A informação precisa apenas da informação que o título foi pago.

Com o uso de chaves Pix integradas ao seu sistema de gestão educacional, é a mesma coisa. Assim que o sistema recebe a informação que o pagamento foi feito, a baixa é feita imediatamente e de forma automática, sem controles manuais. Essa baixa gera mais eficiência para a equipe financeira, e para a experiência dos próprios estudantes, que podem visualizar na tela do próprio sistema que isso foi feito, segundos depois do pagamento ser realizado.

Related Post