A emissão do Diploma Digital é uma obrigatoriedade para todas as instituições de ensino superior do Brasil, sejam elas públicas ou privadas. A portaria do MEC é de 2018, e desde então o próprio Ministério, bem como as empresas fornecedoras de softwares e as Instituições de Ensino, estão se adequando.
O prazo final está chegando, é em dezembro de 2021. A partir desta data, todos os diplomas do ensino superior precisam ser emitidos de forma digital.
Nesse artigo apresentamos como está o andamento do projeto no Unimestre e esclareceremos dúvidas comuns das instituições de ensino. Confira e fique por dentro do status!
Como estão acontecendo os trabalhos para a viabilização do Diploma Digital Unimestre?
O Unimestre atuou em duas linhas de trabalho para viabilizar este novo recurso para as instituições de ensino. Uma foi o desenvolvimento próprio de 100% da plataforma, e a outra foi a integração de parte do processo com um sistema parceiro.
Após muitas análises e interações com diversas empresas, entendemos que o modelo que representará mais eficiência tecnológica e menor custo aos clientes, é a integração de uma parte do processo a um sistema parceiro.
Atentos à Lei Geral de Proteção de Dados, os contratos foram firmados garantindo que, após a emissão do diploma, as informações sejam guardadas exclusivamente no Unimestre, removendo qualquer dado do sistema parceiro para essa rotina, elevando com isso a proteção das informações da Instituição.
Ainda, buscamos um modelo em que a interação comercial e de suporte técnico seja exclusivamente com o time Unimestre, simplificando o relacionamento com os clientes e garantindo que nós atuaremos sempre juntos com o parceiro em favor dos nossos clientes.
Estamos falando de um processo novo, e que ainda não foi concluído, pois o próprio MEC segue liberando portarias e informações para regular este processo, como validadores de XML, plataforma de upload, e similares.
E sem dúvida, mesmo após a legislação entrar em vigor, outras mudanças surgirão. O uso de forma integrada entre o Unimestre e um parceiro oficial, vai gerar mais eficiência para os nossos clientes.
O trabalho está avançando de forma acelerada, e em breve tudo estará concluído e liberado.
Por que o projeto ainda não foi concluído se o prazo para as instituições é no final de 2021?
As portarias do MEC vêm sendo publicadas desde 2018 de forma gradual. Inicialmente não eram muito esclarecedoras e agora, diante do prazo se aproximando, tornaram-se mais claras.
Para se ter uma ideia, uma das etapas para a conclusão do projeto é a criação de um validador XML, e somente nas últimas semanas o MEC orientou como proceder quanto a isso.
Portanto, como dependemos das orientações do MEC, precisamos caminhar junto a ele, conforme publicação de novas orientações.
Qual o prazo de entrega do projeto de emissão do Diploma Digital pelo Unimestre?
O Unimestre entregará o projeto para uso a partir de outubro de 2021. Nesse sentido, as instituições que escolherem o Diploma Digital do Unimestre terão tempo hábil suficiente para a implantação, treinamento, realização de testes e uso.
Reforçamos os prazos:
- Entrega pelo Unimestre: Outubro de 2021;
- Vigência para instituições (determinação do MEC): Dezembro de 2021;
- Contratação: pode ser feita imediatamente, sendo que a mensalidade só será cobrada após a entrega.
Como está a etapa de configuração de consulta pública?
Parte integrante das legislações vigentes, a consulta pública já é ofertada pelo Unimestre, e os nossos clientes já podem utilizá-la há bastante tempo. Contudo, estamos em fase de aprimoramento da ferramenta para melhor adequação para as demandas do Diploma Digital.
Qual a relação entre o Acervo Acadêmico Digital e o Diploma Digital?
Ambos fazem parte de um pacote de mudanças em legislação que visa a digitalização dos processos do Ensino Superior. Os clientes Unimestre que utilizarem o Acervo Acadêmico Digital poderão usar dos documentos disponibilizados aqui para a preparação dos processos dos diplomas, otimizando essa fase de preparação.
Além disso, após o diploma ser emitido, ele poderá ser arquivado no Acervo Acadêmico Digital do Unimestre, fazendo a guarda do documento e das informações relacionadas a ele. Tudo isso, com integrações nativas e eficientes, otimizando o processo de organização das Instituições de Ensino.
O Unimestre tem algum parceiro para este recurso?
Sim, nesse modelo de parceria a operacionalização da emissão do Diploma Digital acontecerá em parte no sistema Unimestre e em parte no sistema parceiro. Nele, serão coletadas as assinaturas, será aplicado o carimbo do tempo, e serão gerados os arquivos relacionados ao Diploma, bem como a integração com o sistema do MEC. Tudo o que acontecer retornará para o Unimestre para o arquivamento final das informações.
O uso pelos usuários será transparente e eficiente. E todos os treinamentos e orientações serão fornecidos para garantir a melhor experiência possível aos nossos clientes.
Haverá algum custo para implementação do Diploma Digital pelo Unimestre?
Estamos falando de um novo recurso, de novas tecnologias, de novas demandas que exigem um custo de oferta. O Unimestre se preocupou com isso, buscando um modelo de desenvolvimento que entregue mais eficiência e facilidade, a um custo menor do que a média de mercado.
As informações comerciais podem ser solicitadas diretamente para o nosso time de negócios, através do nosso e-mail comercial ou do site do Diploma Digital Integrado do Unimestre.
Outros conteúdos e informações:
- Portaria 1095/18: as 7 novidades na geração de diplomas
- Diploma Digital para o ensino superior
- O que considerar na escolha do sistema para emissão do Diploma Digital
- Use o Unimestre para a emissão de Diplomas Digitais
- Como criar um link para consulta pública de diplomas – Portaria MEC 1.095/18
Ainda está com dúvidas? Então, converse com a nossa equipe comercial:
Em breve contaremos com mais uma função para auxiliar a sua instituição de ensino superior a estar de acordo com todas as normas e leis necessárias!