Nesta semana o Inep divulgou que a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, vai mudar. Teremos a partir de 2020 o Enem Digital. Essa forma de aplicação da avaliação é bastante comum em diversos países. Com a mudança do Enem, o modelo ganha força e passa a entrar na pauta das instituições de todo o país: é necessário preparar os alunos.
Mudança progressiva para aplicação do Enem Digital
Primeiramente a aplicação será numa fase piloto do projeto. Os candidatos que se inscreverem para participar da prova em 15 capitais, poderão optar pela prova em papel ou pela avaliação digital. A aplicação continuará sendo feita na própria escola sede, em computadores que serão disponibilizados para a realização do Enem.
Em 2021 serão realizadas duas aplicações digitais como parte da fase piloto do Enem Digital. Entre 2022 e 2025 o exame seguirá sendo aprimorado e a previsão do Inep é realizar até quatro aplicações digitais. Mas, em todos os casos, as datas dessas aplicações serão distintas, agendadas previamente. Neste período de transição, a participação no modelo digital será opcional. Já em 2026 a versão em papel será extinta, consolidando a aplicação do modelo digital.
O que muda nas escolas
As escolas tem ampliado muito o uso de ferramentas digitais para complementarem o ensino da sala de aula. A mudança do modelo de aplicação do Enem da força para um tema que gera muitas discussões: as avaliações.
Certamente as escolas deverão preparar os alunos para esse novo modelo. A transição do papel para o digital é necessária e deve ser feita de forma gradativa. Portanto, instigue os jovens a terem um bom domínio dessa tecnologia.
O desempenho dos alunos no Enem será pelo domínio dos conteúdos, mas também pela sua adaptação ao modelo digital de avaliações.
A sua instituição pode começar a fazer isso de forma gradativa: instigue seus professores a criarem avaliações complementares as aulas, que sirvam como exercícios. Na sequência, comece a aplicar provas com pontuações menores sobre a média final. Siga esse trabalho promovendo essa experiência dos alunos com a tecnologia digital.
O Unimestre possui tecnologia para aplicação de prova on-line, os professores podem definir os assuntos das disciplinas e criar bancos de questões. Mas, o que percebemos nos últimos anos é que o uso é feito quase que exclusivamente por instituições de ensino superior. Com a confirmação da realização do Enem Digital, as escolas precisarão fortalecer esse modelo já nas turmas de educação básica.
Com informações do Inep.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?