O marketing digital pode ser um aliado importante das empresas de todos os nichos, inclusive, das instituições de ensino. Ele permite um processo de atração, conversão e engajamento de oportunidades para apresentar os diferenciais de cada escola ou faculdade. A estratégia é composta por vários elementos, e um deles é o desenvolvimento do fluxo de automação, pois permite uma comunicação personalizada e dentro de uma estratégia pré-definida. A definição de automação de marketing é:
“Automação de Marketing significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais online.”
Por: Resultados Digitais
Primeiros passos para implementar o fluxo de automação em sua instituição
1.Defina a estratégia que será utilizada e as métricas para a campanha
Primeiramente, ter os objetivos bem definidos são importantes para gerar relatórios e apresenta-los aos gestores da instituição, e comprovar a eles o quão eficiente está sendo o investimento que está sendo feito.
2. Escolha uma ferramenta que lhe auxilie
Existem várias ferramentas que poderão lhe auxiliar nesse processo. Automatizar os processos permite que a equipe tenha mais tempo para pensar nas estratégias a serem utilizadas, assim o tempo operacional será reduzido. Busque um sistema completo para marketing digital enquanto recursos, mas eficiente na configuração e no uso.
3. Estabeleça quais ser as condições para o usuário entrar no fluxo
Os gatilhos de entrada são fundamentais para poder encaminhar os conteúdos certos para os consumidores. Eles podem ser as características do lead. Por exemplo: se já é estudante do ensino superior ou se está em uma determinada etapa do ensino médio. Isso vai depender do segmento da sua instituição.
4. Decida quais serão os conteúdos para cada etapa
Esses conteúdos precisam condizer com as características do usuário. Por exemplo: se é um estudante do ensino médio, enviar os conteúdos “x”. Se é um pai/mãe interessado em sua instituição, enviar os conteúdos “y”. Gerando grupos de segmentação você direcionará seus conteúdos para as pessoas certas.
5. Defina as regras de nutrição
A cada quantos dias será encaminhado um e-mail? Qual o espaçamento entre esses e-mails? Em qual horário isso será feito? Definir estes pontos e automatizá-los, permite que a sua equipe possa atingir mais pessoas em menos tempo e com menos esforço.
Para ver na prática como as automações de marketing podem funcionar, baixe nosso infográfico e tenha vários insights do que pode ser feito.
6. Meça a eficiência das campanhas
Por fim, gere relatórios! É a melhor forma de medir se suas campanhas estão dando certo. Acompanhe e identifique o sucesso das campanhas, reduções em conversões ou se os resultados estão desalinhados com o seu planejamento. Neste caso, mude a estratégia e realinhe a sua operação – não há nenhum problema nisso.
Implemente uma operação de marketing digital em sua instituição e tenha um bom fluxo de automação. Dessa forma, a sua instituição de ensino poderá reduzir alguns custos e aumentar a atração de novas matrículas. Isso pode acontecer pois os potenciais alunos serão nutridos com conteúdos que serão do seu interesse, fortalecendo o relacionamento com eles. E ainda, através da geração de uma maior credibilidade da sua marca.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?