Não é de hoje que a inadimplência é um assunto delicado para todas as empresas, e as instituições de ensino não ficam de fora. É das mensalidades que vem a maior parte da receita para que a escola/faculdade tenha seus recursos financeiros, seja para reforma da estrutura, salário dos professores, e tantas outras responsabilidades. Elaborar uma régua de cobrança é fundamental para a inadimplência não virar uma bola de neve e para manter as finanças sobre controle.
Régua de cobrança para os usuários inadimplente
A régua de relacionamento é um conceito que estabelece a estrutura de comunicação da sua empresa. Ela foca em pontos de interação e contato, definindo os canais e meios mais eficientes. Além disso, determinam a periodicidade dessas interações. Quando falamos dos débitos dos inadimplentes, qual a régua de cobrança usada pela sua equipe?
Quantos dias após o vencimento eu devo entrar em contato?
Qual a abordagem desse primeiro contato?
Após o primeiro contato, quando fazer um novo?
São as primeiras dúvidas ao iniciar a construção de uma régua de comunicação voltada a inadimplência. Entender estes pontos e traçar uma boa estratégia é extremamente importante para o sucesso da sua abordagem.
Para gerar inúmeros insights para sua equipe financeira elaborar a própria comunicação com os inadimplentes, faça o download gratuito do infográfico e veja como é simples a elaboração da régua de cobrança.
Para cada estágio da inadimplência é necessário uma abordagem diferente, seja via telefone, WhatsApp, por intermédio de e-mails. Mas, dependendo do caso, você pode utilizar da negociação online de mensalidades escolares.
Outras formas de inibir a inadimplência
Utilizar a cobrança recorrente, ou seja, pagamento via cartão. É uma sistemática semelhante aos pagamentos da Netflix, o aluno/responsável registra o cartão de crédito, e todo mês – sem comprometer o limite total do cartão – é debitado o valor da mensalidade em questão.
Além disso, existem outras formas de impedir que os seus alunos fiquem inadimplentes com a sua instituição. Mas elas estão todas agrupadas em nosso Ebook de como reduzir a inadimplência em sua escola/faculdade, um material com dicas preciosas para sua equipe começar a colocar em prática, e ver os números de inadimplentes diminuir, dia após dia.