Novas tecnologias tornam a comunicação entre escolas e os responsáveis pelos alunos muito mais ágil. Você já pensou em utilizar um aplicativo na sua instituição de ensino?
Assim como a sociedade, a educação precisa modernizar-se conectar-se. É preciso abrir a escola para este universo que é a internet e suas boas perspectivas. Interagir de forma saudável, trocar experiências, vivências, informações enfim, desburocratizar. A tecnologia já é realidade na vida das pessoas mas não necessariamente na vida de muitos professores e gestores educacionais. É mister portanto compreender este fenômeno tanto do ponto de vista pedagógico como do ponto de vista da gestão. É preciso investir na desburocratização das atividades meio para focar nas atividades fim e facilitar a vida de pais, gestores e professores e permitir a integração de toda a comunidade acadêmica.
São eles:
Sustentabilidade – eliminação de todo o papel gasto com impressão de agendas e recados utilizados na comunicação entre alunos, professores, coordenação e famílias.
Investimento em tecnológica – Incentivar a critério das escolas o uso das tecnologias como meio de desburocratização e otimização do tempo dos profissionais da educação que terão mais tempo para cuidar dos alunos e da educação.
Não basta ter a tecnologia à disposição é preciso saber utilizá-la de forma coerente em prol da qualidade e da produtividade.
Anselmo Medeiros
Professor, doutorando em Educação, empresário e empreendedor