O Governo Federal anunciou a criação de uma ID Estudantil, uma carteira estudantil emitida pelo próprio governo. O uso poderá ser feito por meios digitais, através de um aplicativo, ou de forma física, solicitando a emissão do documento em órgãos ligados a administração federal.
O anuncio foi feito há algumas semanas e o INEP está desenvolvendo um novo sistema que acolherá todas as informações. Ele não herdará dados do Censo Escolar, já que as informações registradas neste ambiente são sigilosas.
Cadastro de um gestor institucional
Primeiramente, as instituições de ensino deverão acessar a sua conta junto ao Sistema Educacional Brasileiro – SEB (www.seb.inep.gov.br), para indicar quem é a pessoa que será indicada como a gestora institucional. Este acesso poderá ser feito a partir do dia 21/10/2019. O profissional indicado precisa ter vínculo de trabalho com a instituição de ensino e será o responsável pelo acesso e utilização do ambiente.
Exportação de dados dos estudantes
Posteriormente, as instituições deverão prover informações a este sistema. Nos próximos dias será publicada uma portaria pelo Ministério da Educação – MEC, detalhando quais informações que deverão ser enviadas ao SEB e como isso deve acontecer.
A quem se destina
A carteirinha poderá ser emitida por alunos da educação básica, tecnológica e superior. Por isso, instituições de ensino que ofereçam cursos nestas áreas, devem estar atentas aos cronogramas e atividades.
O Ministério da Educação criou um vídeo que da alguns detalhes sobre a ID Estudantil. É possível entender como funcionará a emissão, quando todo o processo estiver concluído. Mais detalhes podem ser obtidos também no site idestudantil.mec.gov.br.
Acompanhe outras notícias em nosso Blog. Inscreva-se e fique por dentro de todas as novidades:
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?