A gestão administrativa e financeira de escolas e faculdades exige uma série de controles e de informações. Tudo deve ser feito buscando eficiência de trabalho no dia a dia, mas também, a possibilidade de análises futuras das informações. É neste ponto que se aplica o plano de contas para instituições de ensino. Ele se soma ao controle de dados por centros de custos.
Cada registro de receita ou despesa, deve ser vinculado a um dos planos de contas. Normalmente, a contabilidade das instituições de ensino é terceirizada e elas fazem esses lançamentos em seus próprios sistemas. Porém, são lançados apenas valores macros, e isso afasta os valores da realidade.
Os responsáveis pela gestão administrativa e financeira, precisam de dados detalhados para entender todas as fontes de receitas e despesas. Isso pauta a tomada de decisões, permite comparações com períodos anteriores e um planejamento sobre metas futuras.
Nós desenvolvemos um modelo de plano de contas simplificado, que pode ser implementado por qualquer instituição de ensino. Faça o download, analise as informações, remova ou inclua linhas de dados conforme a sua necessidade e expectativa de gestão.
O vínculo correto das receitas e despesas nos planos de contas, só é possível, através de um sistema de gestão educacional eficiente. Esse controle pode parecer trabalhoso, e de fato será se a sua instituição não tiver um sistema focado em uma gestão prático e que promova os controles adequados.
Implemente em sua instituição uma forma de controle que seja eficiente no dia a dia e que permita à sua gestão a geração de relatórios e de informações que pautem uma tomada de decisões assertiva.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?