Para que uma instituição possa funcionar corretamente, algumas áreas são essenciais, e uma delas é a gestão financeira. E se falamos de controle de recebimentos, inevitavelmente vem a lembrança sobre as temidas taxa de boleto de mensalidade escolar.
As taxas de banco podem variar de segmento para segmento. Aliás, toda negociação acontece com base no CNPJ da empresa. Ao constar nele atividades relacionadas a educação, aplicam-se regras de cobrança considerando um alto volume de transações financeiras. Mas, você tem claras todas as taxa de boleto de mensalidade escolar que são cobradas pelo seu banco? São muitas as variações e elas dependem do acordo firmado com o banco, vamos entender isso:
Taxa de registro de boleto de mensalidade
Sempre que um boleto é criado no banco, seja pelo processo manual ou via arquivo de remessa (nós falamos mais sobre as formas de criação de boletos neste post), o banco cobra um valor por essa ação. Esse valor inclui o custo operacional do banco para fazer o registro do boleto pois torna o boleto acessível por qualquer outro banco para a ação de pagamento.
A maioria dos bancos cobra também por eventos adicionais sobre o boleto já registrado. Siga lendo e vamos falar mais sobre isso.
Taxa de liquidação
Quando uma parcela de mensalidade é paga, o título é considerado liquidado. Portanto, ao devolver essa informação ao cliente, é comum que os bancos cobrem uma taxa de liquidação pelo boleto.
Na comparação entre taxa de registro e taxa de liquidação, são comuns os casos de bancos que indicam cobrar apenas pela liquidação. Mas vale o alerta: esse valor é cerca de 30% superior ao do registro – uma forma de acumular ambos os valores em uma “taxa única”.
Taxa de alteração de mensalidade escolar
Você gerou o boleto e precisa mudar a data de vencimento, como fazer isso? Parece simples, basta alterar o boleto e fazer a atualização do registro. Mas, muitos bancos cobram por essa alteração também.
Vale um alerta neste ponto: a maioria dos bancos não permite a alteração do valor do boleto, e se isso for feito, o banco tratará isso como um cancelamento, e um novo registro de boleto.
Taxa de cancelamento
Todavia, após um boleto ser gerado, pode surgir alguma demanda de cancelamento, por diferentes razões. As mais comuns são: cancelamento de matrícula do aluno; inadimplência não paga a mais de 30 dias, ou; alteração do valor do boleto (nos casos de bancos que não permitem a mudança do valor do boleto).
Outras taxas de boletos de mensalidades escolares
Embora as taxas mencionadas anteriormente sejam as mais conhecidas, não são raros os casos de bancos que criam outras taxas para condições bem específicas. Uma forma de entender este processo é abrindo o extrato e analisando as taxas cobradas no detalhe.
Mas, afinal, quanto eu pago de taxas?
Os acordos com os bancos preveem normalmente um valor base, e além disso, valores menores para os demais eventos relacionados as parcelas. Por fim, é fundamental que a sua instituição entenda os valores cobrados pelos bancos na sua própria conta, para ter uma noção correta do que é praticado.
A melhor forma de descobrir isso é avaliando o volume de boletos transacionados pelo seu banco, e o total de taxas cobrado. Divida esses valores e veja quanto a sua instituição tem pago de taxas de boletos todos os meses. Entenda a sua realidade e busque por serviços bancários eficientes para a gestão da sua instituição de ensino.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?