Nos últimos 10 anos o Ministério da Educação (MEC) tem publicado uma série de portarias que buscam a digitalização de processos e documentos das instituições de ensino superior (IES). Uma dessas publicações é sobre o diploma digital, que é mais do que necessária, afinal, desde 1978 não foram feitas atualizações legislativas sobre o tema. Mas se você acredita que esse processo é apenas uma nova regra, saiba que as vantagens do Diploma Digital para as IES são muitas.
O diploma digital é um projeto do MEC com o objetivo de tornar a geração e a emissão dos diplomas menos burocrática. Além de ser mais inovador e tecnológico, esse processo garante a segurança das informações acadêmicas, o que é muito importante, principalmente com a Lei Geral de Proteção de Dados (LPGD) em vigor. O diploma digital irá compor o acervo acadêmico digital, outra iniciativa do MEC para a digitalização de documentos.
Nesse sentido, todas as IES do Brasil, públicas ou privadas, estão passando por um processo de adequação para atender a diversas obrigatoriedades. Você sabia que os graduandos que concluírem o Ensino Superior no final de 2021, já receberão seus diplomas digitais? Então, confira quais as vantagens do Diploma Digital:
Benefícios do Diploma Digital
O diploma digital não traz apenas normas e requisitos técnicos. Vamos explicar abaixo quais são os benefícios desse novo formato, e você perceberá que não se trata apenas de uma obrigatoriedade, mas sim de uma desburocratização para a IES e para os alunos:
1. Redução de custos
Para emissão de um diploma físico, além dos custos com impressão, a IES investe recursos financeiros em operacionalização, como o envio para as instituições registradoras e a coleta de assinaturas. Sem dúvidas, o processo digital reduz significativamente o custo para emissão do diploma.
Além disso, a IES diminui o risco de sofrer um processo legal por demora na entrega do documento. Isso acontece, por exemplo, quando um ex-aluno perde a oportunidade de um emprego por falta do diploma. Portanto, mais um custo é evitado e a imagem e a credibilidade da IES são preservadas.
2. Facilidade e agilidade
Um processo digital já é por si só mais ágil e simples do que uma execução manual, pois otimiza o tempo de todos os envolvidos no processo, tanto para quem operacionaliza a emissão do diploma, quanto para quem aguarda o recebimento tão esperado da oficialização da conclusão de curso.
Mas, sem dúvida, uma das principais vantagens desse novo formato é a desburocratização do processo. Como a emissão física é extremamente burocrática e morosa, o aluno graduado pode levar mais de doze meses para receber o diploma.
Enquanto isso, com o processo digital, a entrega é feita de forma mais ágil e eficaz, podendo representar um ganho de 70% de eficiência, e o estudante tem acesso ao diploma de qualquer lugar do Brasil e do mundo, por meio da internet.
Além disso, o formando não precisa deslocar-se até a instituição de ensino para receber o documento. O mesmo vale para formações à distância (EAD), já que o custo para envio por correspondência é inexistente.
3. Segurança
A tecnologia garante a autenticidade e a segurança das informações contidas no diploma digital, afinal, o documento é criptografado, certificado e assinado digitalmente, e ainda conta com a validação do carimbo do tempo.
Assim, a segurança não é só para o aluno, em relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mas também para a IES. Afinal, documentos físicos são passíveis de fraudes e o processo digital reduz a possibilidade desse tipo de situação.
Você percebeu as diversas vantagens do Diploma Digital? Sem dúvidas, esse novo formato otimiza o trabalho das secretarias acadêmicas e do gestor da IES.
A sua instituição de ensino está preparada para atender a essa nova demanda? Agende uma demonstração e saiba como o Unimestre pode simplificar esse processo na sua IES.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?