Os bancos digitais estão crescendo, e ganhando cada vez mais clientes no Brasil. Eles vieram para suprir com tecnologia, eficiência e mais simplificação, um mercado que em sua grande maioria é muito burocrático. Aliás, neste post você terá um breve resumo do que é um banco digital e quais as suas vantagens.
O que é um banco digital?
É uma instituição que foca no atendimento digital, tendo menos agências físicas que os bancos tradicionais, o que reduz seu custo operacional e permite mais vantagens aos seus clientes. Também são chamados de bancos virtuais ou bancos 100% online. Da abertura da conta bancária ao esclarecimento de dúvidas, todas as necessidades dos clientes podem ser resolvidas pelo computador ou através de aplicativos. A operação acontece de forma ágil e sem burocracia.
Quais as vantagens de se utilizar um banco digital?
Como dito anteriormente, o banco digital oferece que o cliente resolva todas as suas necessidades por um aplicativo, ou pelo computador. Sem filas, sem precisar se deslocar até a agência, em poucos cliques você resolve suas necessidades.
Entre os benefícios estão a redução dos custos de operação e manutenção de conta, que na maioria dos bancos digitais, é gratuita. Isso é resultado de uma gestão mais eficiente. Os bancos tradicionais tem muita agências e muitos funcionários em cada agência, e esse custo é repassado aos clientes. Nos bancos digitais esse custo é muito menor, e isso se converte em benefícios aos clientes, sem comprometer o nível de segurança da instituição.
O uso de bancos digitais é algo que está sendo ampliado entre empresas, que diferente de pessoas físicas, tem uma flexibilidade menor para a mudança das operações financeiras.